A dança hip hop refere-se aos estilos de dança sociais ou coreografados relacionados à música e à cultura hip hop. Isto incluiu uma grande variedade de estilos, especialmente breakdance, locking e popping, os quais foram desenvolvidos na década de 1970 por afros e latino-americanos. O que diferencia a dança hip hop de outros tipos de dança é o freestyle e os seus dançarinos frequentemente estarem envolvidos em batalhas - competições de dança formais ou informais. Sessões informais e batalhas de freestyle são geralmente realizadas em um cipher, um espaço de dança circular que se forma naturalmente quando a dança inicia. Os três elementos - freestyle, batalhas e ciphers - são os componentes da dança hip hop.
Com mais de trinta anos de existência, a dança hip hop tornou-se amplamente conhecida após os primeiros profissionais de breakdance e locking, e os grupos de popping. Destes, os mais influentes são o The Lockers, o Rock Steady Crew e o Electric Boogaloos, os quais são responsáveis pela propagação do locking, breaking e popping, respectivamente.
Estes estilos foram desenvolvidos por técnicos bailarinos
especializados que desejavam criar uma coreografia para a música hip
hop, mas atualmente estas danças são também executadas na rua. Por causa
disto, a dança hip hop é praticada tanto na rua como em lugares
fechados.
Internacionalmente, a dança hip hop sofreu uma forte influência da França e da Coreia do Sul. A França é o berço da tecktonik, um estilo de dança de casa que se apoia fortemente no popping e no breaking; e do Juste Debout, uma competição de dança internacional. A Coreia do Sul é a casa da disputa de breakdance chamada R-16 Korea,
a qual é patrocinada pelo governo e é transmitida anualmente pela
televisão. O país constantemente produz habilidosos b-boys que são
designados a serem embaixadores da cultura coreana.
Para alguns, a dança hip hop pode ser apenas uma forma de entretenimento ou um passatempo. Para outros, tornou-se um estilo de vida: um caminho para ser ativo na aptidão física ou na dança competitiva; e uma maneira de ganhar a vida a dançar profissionalmente.
Nascimento da breakdance
O mais puro estilo de dança hip hop, o breakdance surgiu no início da década de 1970 como elaborações do modo de James Brown dançar na TV.
As pessoas imitavam seus movimentos nas salas de estar, corredores em
festas. E foi numa destas festas que o breaking floresceu e tornou-se um
estilo de dança próprio, com a ajuda de um jovem chamado Clive
Campbell. Campbell, mais conhecido como DJ Kool Herc, era um DJ jamaico-americano que frequentemente fazia gravações na parte adolescente do bairro do The Bronx. A novela ''Can't Stop Won't Stop conta sobre a história da cultura hip hop e o momento "eureka" de Herc.
O breakdance começou estritamente com o movimento toprock,movimentos de dança realizados em pé. O toprock geralmente serve para a
abrir a performance de um b-boy ou uma b-girl, antes de serem
realizados os outros movimentos de dança no chão. Há um estilo de dança
influenciado pelo toprock, chamado uprock (também conhecido por Brooklyn uprock ou rocking). O estilo de dança uprock teve suas origens nas gangues de Brooklyn, Nova Iorque. Apesar de similar ao toprock, é mais agressivo, e envolve sapateado e movimentos que imitam combates. No entanto, o uprock nunca alcançou a popularidade para o qual foi
proposto, e tem se tornado um estilo alternativo aos dançadores de
breaking.
Frequentemente, crews - grupos de dançarinos de rua que se reúnem para praticar a modalidade como uma tripulação - inventam novos movimentos. Como os crews são formados por amigos, os relacionamentos dentro deles são familiares e sem brigas. Os membros não fazem parte de um sindicato
profissional e nem são sujeitos a audições. A menos que já esteja
estabelecido o lugar de prática da breakdance, os dançarinos ensaiam os
movimentos em casas e na rua.
"Nós não sabíamos que porra era capoeira, mano. Nós éramos do gueto!
Lá não havia escolas de dança, nada disso. Se houvesse uma dança, era de
jazz ou de balé. Eu só vi uma dança no gueto em minha vida durante esse
tempo, e foi na Van Nest Avenue no Bronx, e foi uma escola de balé..
Nossa influência principal na breakdance foi James Brown, a pedra
angular."
Richard "Crazy Legs" Colón;
Rock Steady Crew13
Rock Steady Crew13
Rock Steady Crew (RSC) é o mais famoso crew de breaking no mundo. Juntamente com Mighty Zulu Kings, de Afrika Bambaataa, é um dos mais antigos ainda ativo. A RCS foi fundada em 1973 no The Bronx.
Para quem desejasse entrar neste crew, deveria antes vencer uma batalha
contra um dos b-boys da Rock Steady, e o vencedor seria proclamado em
uma audição. O RSC se desenvolveu uma vez que Richard "Crazy Legs" Colón assumiu a presidência. Crazy Legs abriu em Manhattan
uma subsede do grupo e tornou os b-boys Wayne "Frosty Freeze" Frost e
Kenneth "Ken Swift" Gabbert presidente e vice, respectivamente. Freeze faleceu em 2008. A Rock Steady apareceu nos filmes Wild Style e Beat Street - longas da década de 1980 sobre a cultura hip hop. O RSC atualmente tem membros no mundo inteiro, especialmente no Japão, Europa e Itália.
É fácil chegar a conclusão de que a breakdance teve origem da capoeira, uma dança afro-brasileira, como "uma forma de autodefesa disfarçada de dança".8
A capoeira surgiu centenas de anos antes do que a breakdance, o uprock é
similar ao proposto pela capoeira, e ambos são realizados com música.
No entanto, como não houve filmes de capoeira ou escolas da mesma no The Bronx, é pouco provável que o breaking tenha nascido dela.8 Uma das maiores diferenças entre os dois estilos de dança é que o competidor de capoeira nunca pode tocar a mão no chão.27
Em contraste a isso, um dançarino de breaking está quase sempre com as
mãos no chão. Considerando estes aspectos, a comunidade negra dos EUA
não teve no que se basear como referência ao criar a breakdance
Como a breakdance foi desenvolvida e evoluída em Nova Iorque, outros estilos de dança foram desenvolvidos ao mesmo tempo na Califórnia.Ao contrário da breakdance, o Funk Styles
- estilo de dança que se originou na década de 1970 na Califórnia - não
teve nenhum relacionamento ao estilo de danças do hip hop: era dançada a
música funk invés da música hip hop e não havia nenhum relacionamento com os cinco pilares da última (DJ, Escrita do grafite e MC).
O Funk Styles surgiu um pouco antes do breaking considerando que a
(ro)boting (a predecessora do locking) foi realizada no final da década de 1960.
Como o breaking, os diferentes movimentos do Funk Styles surgiram com a formação dos crews. The Lockers foi fundado em Los Angeles por Don "Campbellock" Campbell, o qual criou o locking posteriormente.
Eles iniciaram com todos os homens negros, mas após um tempo mulheres e
latino-americanos começaram a integrar o grupo para compensar a falta
de diversidade racial. Uma destas adições incluem o coreógrafo Toni Basil, que se tornou treinador do grupo. O Electric Boogaloos é outro crew de Funk Styles, tendo sido fundado em Fresno por Sam "Boogaloo" Solomon, que foi creditado como o criador do popping e do boogaloo elétrico. O popping recebeu este nome porque quando Boogaloo Sam estava dançando, o barulho de seus músculos fazia "pop, pop, pop".O boogaloo elétrico é uma combinação do boogaloo
- um estilo de dança caracterizado por utilizar o quadril, o joelho e a
cabeça nos movimentos - e popping. Algumas vezes é erroneamente chamado
de electric boogie. A dança boogaloo foi criada na cidade de Nova Iorque por cubanos e porto-riquenhos, e é dançada ao som de R&B, soul e mambo.O boogaloo elétrico perdeu sua popularidade após o fim da década de 1970, mas ainda é uma forma de dança respeitada.
Os membros do Boogaloo Electric ainda estão ativos e viajam pelo mundo
para dar aulas de dança. Timothy "Popin Pete" Solomon e Steffan "Mr. Wiggles" Clemente são membros da convenção de dança Monsters of Hip Hop.
Embora a dança hip hop e a do funk sejam estilisticamente diferentes,
sempre existem muitos elementos comuns ao redor, como a improvisação e a
forma de como se originaram dentro das comunidades negra e latina dos
Estados Unidos. O Funk Styles foi integrado ao hip hop em 1980 quando a
cultura atingiu a Costa Oeste dos Estados Unidos.
Desde quando a cultura hip hop foi adotada pela Costa Oeste,
a Califórnia manteve a produção constante de estilos de dança
regionais. Na década de 1970, enquanto Fresno era conhecido pelo popping
e Los Angeles pelo locking, Oakland foi conhecida por um estilo chamado struttin'.8
Os crews associados ao struttin' não tinham tanto poder quando o
Boogaloo Electrics ou o The Lockers. Assim, o struttin' desapareceu e
nunca chegou ao ponto de ser considerado um mainstream. O novo milênio deu origem a um novo estilo de dança de Oaklan, chamado turfing, uma fusão de mímica e floating, o qual coloca grande ênfase a narração dos movimentos e a ilusões. Exceto na área da baía de São Francisco,
o turfing manteve sua resistência devido aos concursos de dança e
programas para a juventude local que promovem a dança como uma forma de atividade física.No auge de sua exposição, em Los Angeles surge mais um novo estilo de dança, o jerkin'. O que distingue este estilo dos demais são que geralmente os seus praticantes utilizam um jeans apertado.
Apesar de estabelecidos localmente, o turfing e o jerkin não
conseguiram sair de suas próprias regiões, e é para este caminho que o krumping caminha.
O krumping surgiu no final da década de 1990 entre as comunidades afro-americanas de Compton, Califórnia. No início, foi só visto e praticado no condado de Los Angeles até que ganhou uma exposição maior com videoclipes e principalmente o documentário Rize, lançado em 2005. O clowning (não deve ser confundido com o clown walk), é o predecessor menos agressivo ao krumping tendo sido criado em 1992 por Tommy the Clown.
Tommy e seus dançarinos pintavam suas faces e executavam palhaçadas
para as crianças em festas de aniversários ou em outras funções como uma
forma de entretenimento. Em contraste, o krumping foca principalmente em batalhas altamente energéticas.
Comparado ao Funk Styles, turfing, jerkin' e krumping são relativamente novos. As semelhanças culturais sobre estes estilos de dança de rua e a breakdance os trouxeram como parte da subcultura do hip hop, que tem ajudado a mantê-los vivos e evoluídos.
A mídia da década de 1970 aplicou o termo "breakdancing" ao que posteriormente foi chamado de breaking e b-boying na rua. Um break (em português chamado de quebra ou pausa) é um interlúdio musical durante uma canção - geralmente com batidas fortes e agressivas e de difícil condução. Quando os DJs de hip hop dos anos 1970 praticavam break beats (batimentos de quebra), os dançarinos reagiram a isto e inventaram passos impressionantes de dança.DJ Kool Herc criou o termo "b-boys" e "b-girls", para meninos e meninas que praticam breakdance.
Quando os filmes Breakin' e Breakin' 2: Electric Boogaloo
foram lançados, os produtores colocaram todos os estilos de dança no
âmbito da breakdance, causando uma confusão entre os nomes internos. Em
adição, Breakin' foi lançado internacionalmente como Breakdance: The Movie, causando outra divergência na nomenclatura no exterior.
Os meios de comunicação chamaram os estilos de breaking, breakdancing e
breakdance, portanto, as três formas são aceitas. Mas, não deve-se
relacionar Funk Styles a esta terminologia. O hip hop originou no Bronx, Nova Iorque, enquanto o Funk Styles veio da costa oeste na era do funk. Eles são chamados Funk Styles porque foram originalmente feitos para a música funk e não o hip hop.
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