Verdade liberta

Minha foto
"Um Poeta sonhador Um amante do Amor Um negro questionador Um eterno lutador" "Poesia é arte de viver Ser poeta é também crer Na verdade na história Na ilusão Sem demora"

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O criador do Hip hop - Afrika Bambaataa

Afrika Bambaataa é o pseudônimo de Kevin Donovan (Bronx, Nova York, 19 de abril de 1957) é um DJ estado-unidense e líder da Zulu Nation. Além de ter inovado os paradigmas do electro e também é reconhecido como sendo o pai do Hip Hop por ter sido o primeiro a utilizar o termo e dar as bases técnica e artística para o "Hip Hop" formando assim uma nova cultura que se expandia nos bairros negros e latinos da cidade de Nova Iorque e que congregava DJs, MCs, Writers (grafiteiros), B.boys e B.Girls (dançarinos de Breaking).
Nasceu e foi criado no Bronx e, quando jovem, fazia parte de uma gangue chamada Black Spades (Espadas Negras, em português), mas viu que as brigas entre as gangues não levariam a lugar nenhum. Muitos dos membros originais da Zulu Nation também faziam parte da Black Spades, que era uma das maiores e mais temidas gangues de Nova York. Bambaataa utilizou algumas gravações de diferentes tipos de música para criar Raps. Experimentando sons, que iam desde James Brown (O Pai do Funk) até o som eletrônico da música “Trans-Europe Express” (da banda alemã Kraftwerk), e misturando ao canto falado trazido pelo DJ jamaicano Kool Herc, Bambaataa criou a música “Planet Rock”, que hoje é um clássico do Hip-Hop, Freestyle e Miame Bass. Bambaataa também foi um dos líderes do Movimento Libertem James Brown, criado quando o mestre da Soul Music estava preso e, anos depois, foi o primeiro artista a trabalhar com James Brown, gravando “Peace, Love & Unity”. Bambaataa criou as bases para surgimento do Miami Bass, Freestyle (gênero musical), ritmos que influenciaram o Funk Carioca na década de 90.

Planet Rock: The Album foi um álbum lançado em 1986 como uma coleção anterior de singles. A música "Planet Rock", foi um dos primeiros sucessos do hip hop e continua sendo uma de suas gravações pioneiras. O timbre inclui um sample do grupo Kraftwerk com os créditos da composição. Na criação da trilha, trechos de "Numbers" e "Trans Europe Express" foram interpolados (regravada no estúdio, em vez do uso de um amostrador digital), juntamente com as partes das músicas do Capitão Sky e Ennio Morricone. "Planet Rock" também é citado como o primeiro disco de Electro Funk da história. Foi classificado pela revista Rolling Stone o #240 em sua lista das 500 melhores músicas de todos os tempos. A Slant Magazine listou o álbum em #84 em sua lista de "melhores álbuns da década de 1980". O álbum também foi incluído no livro 1001 discos para ouvir antes de morrer, lançado no Brasil pela editora Sextante.

Nenhum comentário: