Autora: MESTRA SIOMARA SILVA DE SOUZA
TCC
apresentado ao Curso de Educação Física da UNISUAM, como parte
requisitos para obtenção dos Títulos de Licenciado em Educação Física.
A ORIGEM DA CAPOEIRA
Quanto
à origem, discutiu-se muito sobre duas fortes hipóteses: uma afirmava
que a capoeira tinha vindo para o Brasil trazido pelos escravos, e a
outra considerava a capoeira como uma invenção dos escravos no
Brasil.Hoje a hipótese aceita por quase todos os estudiosos é de que a
capoeira surgiu no Brasil como instrumento de luta pela liberdade. Os
movimentos das danças e rituais tribais dos negros africanos formaram o
seu substrato estético-gestual.Segundo Brito (Mestre Suíno), (1997), a
resistência dos quilombos no litoral nordeste do Brasil ilustrou uma das
mais significantes paginas da capoeira no século XVII, quando se
verificaram as invasões holandesas, aproveitando-se da confusão que se
estabelecera., milhares de escravos começaram a fugir de seus senhores.
Todo negro que se tornava hábil na prática da capoeira sentia-se
preparado para, na primeira oportunidade, desforrar-se dos feitores.
Quando os negros não eram mortos, fugiam para as matas e formavam os
quilombos, seus refúgios. Historicamente, o mais famoso foi o Quilombo
dos Palmares, situado na Serra da Barriga, em Alagoas.Com a extinção dos
Palmares e a abolição da escravatura, a capoeiragem saiu das capoeira,
já agora nitidamente como recurso de ataque e defesa, e nela foram os
homens se exercitando, recebendo ensinamentos daqueles que a tinham
visto e praticado. Nas cidades, principalmente no Rio de Janeiro e
Salvador, os adeptos da capoeira se tornaram notáveis por suas façanhas,
criando assim uma emulação inevitável e nem sempre positiva. Começa aí a
proliferação da capoeira enquanto atividade associada á vadiagem.O
século XIX assinalou o apogeu da capoeira. As forças políticas muito
contribuíram para uma grande penetração da capoeira e o seu
desvirtuamento, principalmente após a proclamação da República, quando
surgiram os interesses eleitorais.
O TERMO CAPOEIRA
O
vocábulo capoeira foi registrado pela primeira vez em 1712 por Rafael
Bluteau, seguido por Melo Moraes em 1813. Após isso entrou no terreno da
polêmica e da investigação etimológica.A primeira proposição foi a de
José de Alencar que propôs para o vocabulário "capoeira", o tupi
"caa-apuam -era" traduzido por ilha de mato já cortado. Macedo Soares,
opina que provém do Guarani ’’caa-puê-ra (mato miúdo, nascido em lugar
onde existiu mata virgem). Antenor Nascente, liga o jogo da capoeira a
uma ave chamada capoeira (odontophorus capuera spix), os passos da luta
da ave macho para defender seus domínios, foram comparados com os da
capoeira. Brasil Gerson aventou que o nome vem dos cestos para guardar
capões, chamados capoeira, o nome dos cestos passou para os escravos que
os transportavam e folgavam-se jogando capoeira no mercado. A maioria
dos estudiosos da capoeira acredita que o vocábulo teria vindo mesmo do
Guarani Caápuêra. J. Barbosa Rodrigues, no século passado, propôs em seu
livro PARANDUBA AMAZONENSE, a forma Caappoêra, já para Visconde de
Porto Seguro, o termo é Capôera. A evolução natural da palavra foi
"Capoeira".
PROIBIÇÃO E A LIBERAÇÃO DA CAPOEIRA
Proclamada
a República, inicia-se uma nova fase de perseguição á capoeira. O
Decreto 487 do Código Penal Brasileiro, de 11 de outubro de 1890
estabelecia no capítulo XIII, que trata dos "Vadios e Capoeiras":
Proibida a prática da capoeiragem sob penas de prisão Celular.O início
do século XX caracterizou-se como o recrudescimento da capoeiragem; os
novos interesses políticos em jogo muito concorriam para que os
principais capoeiras se tornassem cabos eleitorais, capangas ou
secretários de grandes figurões.Por volta de 1932, no Engenho Velho de
brotas, um homem nascido em Salvador em 23/11/1900, e falecido em
Goiânia em 05/02/74, foi o grande pioneiro da oficialização, pelo
governo, da primeira academia de capoeira. Em 1935 a capoeira deixou de
constar como arte proibida com a queda do Decreto de 11 de outubro de
1890.Posteriormente, em l937, a então Secretaria da Educação conseguia
um registro oficial que qualificava seu curso de capoeira como Curso de
Educação Física. Trata-se de Manoel dos Reis Machado, mais conhecido
como Mestre Bimba. Em 26 de dezembro de 1972 a capoeira
foi homologada pelo Ministério da Educação e Cultura como modalidade
desportiva. (Mestre Suíno - Goiás - 1997).
ESTILOS DE CAPOEIRA (ANGOLA E REGIONAL)
Capoeira
Angola - A prática de capoeira Angola exerceu na personalidade de
Mestre Pastinha um irresistível fascínio que o transformou num
verdadeiro predestinado para o ensino desta modalidade esportiva que
praticada em obediência a seus ensinamentos pode contribuir,
poderosamente para o equilíbrio físico-técnico do homem.Vicente Ferreira
Pastinha é o seu nome de batismo. (Mestre Pastinha - pg. 7 1988).
Segundo Mestre Suíno, 1997 página l2, a Capoeira Angola é considerada a
Capoeira Mãe. O nome Capoeira Angola surgiu logo após a criação da
Capoeira Regional, até então o nome usado na época era apenas capoeira
ou capoeiragem. Com a criação da Regional houve necessidade de dar o
nome a outra já existente. Este nome surgiu porque a maioria dos mestres
de capoeira angola acredita que foram os escravos oriundos de Angola
que criaram a capoeira. A capoeira angola não possui um criador e sim
muitos referenciais. O mais expressivo foi Mestre Pastinha.Capoeira
Regional - Segundo Mestre Santana (1985 pg. 81 e 82), a Regional foi
desenvolvida pelo imortal Manoel dos Reis Machado (Mestre Bimba), com a
introdução de golpes ligados e cinturados da luta grego-romano que ele
aprendeu nas docas do cais da Bahia. Ele achava a Capoeira Angola sem
muita criatividade por isso, começou a introduzir determinados golpes,
mudando o nome de Angola para Regional, já que foi criada na região da
Bahia. A capoeira regional é diferente na forma de jogar, pois o
capoeirista fica mais em pé, o que não quer dizer que ele não vá ao
chão; ele usa os movimentos em cima e em baixo dependendo da situação.
SONORIDADE DA CAPOEIRA (INSTRUMENTOS)
Segundo
o que se tem escrito e o que se conseguiu apurar de capoeiristas
antigos, o acompanhamento musical da capoeira desde os primórdios até
nossos dias, já foi feito pelo berimbau, pandeiro, adufe, atabaque,
ganzá ou réco-réco. Waldeloir Rego - 1968 - página 70.
BERIMBAU
- Atualmente o principal instrumento musical da capoeira é o berimbau, o
qual numa roda de jogo da capoeira pode funcionar sozinho sem os demais
instrumentos. O berimbau não existiu somente em função da capoeira, era
usado pelos afro-brasileiros em suas festas, sobretudo no samba de
roda, como até hoje ainda se vê (Waldeloir Rego,1968 - pg. 71).
PANDEIRO
- No Brasil, o pandeiro entrou por via portuguesa e já na primeira
procissão que se realizou no Brasil, que foi a de Corpus Christi, na
Bahia, a 13 de junho de 1549, virando hábito no Brasil o uso deste
instrumento ao lado de outros.
ADUFE
- É um pequeno pandeiro de formato quadrado e de proveniência mourisca,
o termo é de origem árabe. (Waldeloir Régio,1968 pg. 71)
ATABAQUE
- O termo atabaque é de origem árabe. O atabaque é um instrumento
oriental muito antigo entre os persas e os árabes, porém divulgado na
África. Embora os africanos já conhecessem o atabaque e até tenham vindo
da África algumas espécies, creio que ao chegarem ao Brasil já
encontrassem trazidos por mãos portuguesas para serem usados em festas e
procissões religiosas em circunstâncias idênticas ao pandeiro e ao
adufe (Waldeloir Régio - 1968 pg. 83)
GANZÁ OU RECO-RECO
- O ganzá ou reco-reco conhecido na Bahia é feito de gomo de bambu. O
ganzá ou reco-reco é bastante difundido no nordeste a ponto de ser
freqüentemente cantado e recantado pelos trovadores.
REGULAMENTAÇÃO DA CAPOEIRA
De
acordo com pesquisas feitas pelos trabalhos de capoeira da Associação
Capoeira Martins a Capoeira foi regulamentada como esporte em novembro
de 1972 pelo Conselho Nacional de Desportos passando a vigorar em
janeiro de 1973, sendo Assessor de Capoeira da Confederação Brasileira
de Pugilismo, o Mestre Damianor Mendonça, responsável pela criação da
graduação na capoeira.
RECONHECIMENTO PELO SISTEMA EDUCACIONAL
Segundo
apostila elaborada pelo Professor Nilo (UNISUAM), em 1978, na UFRJ, a
capoeira entra no currículo do curso de Educação Física proposto pelo
Professor Benedito Lemos Peixoto, o mesmo convidou o Mestre Gilberto
Oscaranha, já formado em educação física, para ministrar aulas. Em 1992,
a mesma passa a ser obrigatória em todas Universidades.
A GLOBALIZAÇÃO DA CAPOEIRA
Segundo
Mestre Martins (José Carlos), este movimento teve início na década de
setenta quando os primeiros Mestres de capoeira da Bahia, Rio de Janeiro
e São Paulo, viajaram para o exterior para mostrar a arte brasileira.
Podemos citar Arthur Emídio, Djalma Bandeira, Leopoldina, Celso,
Preguiça, Pantera, Beiçola (RJ), João Grande, João Pequeno, Acordeon,
Canjiquinha, Moraes (Bahia), como alguns desses Mestres que ajudaram a
divulgar e com isso abrir as portas para que hoje existam dezenas de
países praticando e centenas de mestres de capoeira ganhando a vida e
fazendo sucesso no exterior. Os encontros mundiais que são realizados no
Rio de Janeiro mostram o sucesso da capoeira em todos os continentes.
O PAPEL DA CAPOEIRA NA PRÁTICA ESPORTIVA
De
acordo com o Regulamento Técnico da Capoeira aprovado em 1972 foram
elaboradas regras para competições de solo, dupla, conjunto e
individual.Os campeonatos são organizados pelas Federações,
Universidades (JUBS), Clubes, Associações, etc.. e permitem um
congraçamento na área esportiva reunindo hoje centenas de adeptos da
capoeira.
O PAPEL DA CAPOEIRA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR E O ENSINO DA HISTÓRIA DO BRASIL
Na
História do Brasil podemos citar vários momentos fundamentais na nossa
história: desde as vindas dos primeiros negros africanos para nossa
terra, como a criação dos quilombos, na Serra da Barriga em Alagoas.
Também devemos destacar infelizmente o papel importante que tiveram os
negros capoeiristas, que lutaram na Guerra do Paraguai em troca da carta
de suas liberdades. Coelho Neto, Castro Alves, Barão do Rio Branco,
Jorge Amado, e muitos escritores e nobres tiveram relevante papel na
vida e na história dos negros brasileiros capoeiristas. Como também foi
lastimável a queima de documentos referentes á negros feitos pelo então
Ministro da Fazenda, Ruy Barbosa. O professor de educação física que se
propõe a trabalhar com a capoeira na escola certamente terá que observar
a ligação da capoeira com outras disciplinas. Através dessas
disciplinas observaremos que o aluno terá melhor desenvolvimento. Assim
nem os alunos nem professores de outras disciplinas verão mais educação
física como apenas uma recreação. Pois a história do Brasil estuda que
nossa origem vem dos negros vindos da África trazidos pelos portugueses.
A geografia nos possibilita situar o povo brasileiro no espaço, com
suas particularidades folclóricas.A língua portuguesa é rica em termos
usados pelos negros africanos, principalmente na capoeira em que
predomina muitos termos em dialeto africano, tais como o som do berimbau
com a boca (onomatopéia), elipse ou corruptelo, que é o corte da
palavra: Camarada..câmara.Regionalismo: neste caso prevalece a cultura
popular. Ex. joga pra mim verMatemática - A própria ginga é um triângulo
e a área do jogo da capoeira é um círculo com dimensões demarcadas.
CONCLUSÃO
O
presente trabalho objetivou demonstrar uma discussão e reflexão sobre
os fatos históricos da capoeira, em que ao longo dos séculos essa
cultura vem se manifestando e se transformando consideravelmente pelas
diversas formas de expressão e criatividade humana em uma reflexão
voltada para o aspecto pedagógico e educativo nessa prática hoje é
inserida como conteúdo da educação física escolar em que buscamos aferir
todos os seus aspectos culturais e educacionais tendo em vista uma
aceitação participativa dos educandos nas práticas da cultura corporal
do movimento, no qual a mesma propõe através de sua prática.Portanto se
faz necessário uma grande revisão em nossa educação, pois a capoeira nos
dias de hoje é identificada como uma prática multicultural, vem sendo
propagada e realizada de várias formas e por diversos tipos de pessoas,
no qual seja, que em grande parte ela passou a ser praticada também como
uma forma de lazer. Assim, temos que cultivar esta arte centenária nas
escolas em todas as sua características culturais, filosóficas e
religiosa, para que possamos continuar a enriquecendo a cultura de nosso
país. A capoeira, nos dias de hoje, sofre um processo inverso em
relação a outras atividades que foram implantadas na educação básica e
posteriormente na educação superior como vimos no capítulo 2.6 que se
refere ao "Reconhecimento pelo Sistema Educacional", com a introdução da
capoeira em 1978 na UFRJ.Desde a fundação da Federação de Capoeira do
Estado do Rio de Janeiro (1984) quando foi elaborado um projeto com o
título Capoeira nas Escolas, de autoria dos Mestres Antonio Ben-vindo
(Mestre Touro) e José Carlos Martins da Silva (Mestre Martins), não se
tratou mais do assunto, sendo arquivado por anos pelas autoridades
competentes. Seria de bom grado que o Ministério da Educação e Cultura
através de suas Secretarias tornasse obrigatório na Educação Básica o
ensino da prática da capoeira em todos os seus aspectos, tais como
dança, folclore, defesa pessoal, ritmo, etc.. Também deveria haver mais
publicações resgatando essa arte genuinamente brasileira.
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