A Ala Vermelha conhecida como PCdoB - AV foi a segunda das duas cisões surgidas do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em 1966 a outra foi o Partido Comunista Revolucionário (PCR), esta por sua vez só se concretizaria em 1967, após a Conferência realizada em junho de 1966, que estavam documentadas na "União dos Brasileiros" para livrar o país da Ditadura e da ameaça neocolonialista. Assim como os que constituíram o PCR, a ALA era formada por integrantes das Ligas Camponesas, e parte dos membros do movimento estudantil.
A sistematização do programa da ALA era a negação das resoluções contidas no "União dos Brasileiros". O texto apresentado pela ALA se chamava "Organizar um Partido de Novo Tipo em Função da Luta Armada". A organização esteve presente em mais Estados que o PCR, observe: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Espírito Santo e Brasília. A ALA , tinha uma avaliação política do Brasil semelhante a do PCdoB, mas em alguns pontos tinha diferenças significativas no que se refere principalmente ao caráter capitalista da economia brasileira, só que de maneira mais enfática do que o partido de onde saiu.
Essa organização também se lançou na luta armada, chegando mesmo a fazer parte da Frente Armada que era composta pelas seguintes organizações: Aliança Libertadora Nacional (ALN), Vanguarda Popular Revolucionária (VPR) e Partido Comunista Brasileiro Revolucionário (PCBR).
Já nos anos 80 participou da fundação do Partido dos Trabalhadores - PT, e atualmente seus remanecentes Constituem a Ação Popular Socialista - APS, tendencia Interna do PSOL e ex-tendencia do PT, a qual é fruto de uma fusão de seguimentos remanecentes da Ditadura Militar, ocorridos no Interior do Partido dos trabalhadores, sendo estes: Organização Revolucionária Marxista-Política Operária - (ORM-Polop), a Ação Popular (AP)e PCdoB-AV.
Nenhum comentário:
Postar um comentário