Verdade liberta

Minha foto
"Um Poeta sonhador Um amante do Amor Um negro questionador Um eterno lutador" "Poesia é arte de viver Ser poeta é também crer Na verdade na história Na ilusão Sem demora"

terça-feira, 24 de maio de 2011

Cataguases e Leopoldina sofrem com a dengue.

Na última semana, Cataguases e Leopoldina entraram na lista das 20 cidades mineiras com mais notificações de dengue. Com isso sobe para seis o número de municípios da região da Zona da Mata entre os que têm mais casos suspeitos da doença em Minas.
O carro fumacê passa por diversas ruas de Cataguases. Cinquenta e quatro servidores atuam diretamente no combate a endemias. As visitas de casa em casa têm uma justificativa: a cidade entrou para a lista dos 20 municípios de Minas Gerais com maior número de notificações de dengue.
Na última lista divulgada pelo governo do estado, seis cidades da região: Rio Novo em 6º lugar, com 1.061 notificações. Juiz de Fora em 9ª com 902. Recreio vem depois com 647 e Leopoldina na sequência, com 612. Matias Barbosa, em 16º, com 488 notificações e Cataguases, uma posição abaixo: com 400.
Mudanças
Outro município que figura pela primeira vez na lista é Leopoldina. O aumento já era esperado nessa época. Tanto que uma força-tarefa começa a atuar na cidade a partir da semana que vem. Entre os fatores apontados para o número de notificações da dengue está a mudança de hábitos do mosquito. “Agora podemos encontrar o mosquito em esgotos e pontos incomuns”, afirma o coordenador de endemias da Secretaria de Saúde de Leopoldina, Guilherme Pereira.
Segundo Guilherme, durante os fins de semana são feitos mutirões para conter o avanço da doença. O que as duas cidades têm em comum, além do fato de estarem na lista, é a forma de combate ao mosquito transmissor, com trabalhos educativos e até reuniões com os moradores. O objetivo é a prevenção.
Vinte e oito agentes de endemias percorrem as casas. Além do larvicida, eles deixam informações valiosas no combate à dengue.

Nenhum comentário: