Verdade liberta

Minha foto
"Um Poeta sonhador Um amante do Amor Um negro questionador Um eterno lutador" "Poesia é arte de viver Ser poeta é também crer Na verdade na história Na ilusão Sem demora"

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Livro a dança dos Deuses - Resenha

Livro - A dança dos deuses - Futebol, sociedade, cultura
No Brasil o futebol é bastante jogado, mas insuficientemente estudado. Esta constatação estimulou o medievalista Hilário Franco Júnior a empreender uma abrangente viagem em torno do tema. A dança dos deuses está dividido em duas partes, uma histórica e outra de viés analítico. Do ponto de vista histórico, o autor mostra como o futebol não pode ser dissociado da história geral das civilizações. Exemplo eloqüente encontra-se na lógica da sua propagação e rejeição, a partir da Inglaterra, tendo sido bem-aceito nos países que sofriam forte influência cultural inglesa, mas nunca devidamente incorporado em países que constituíram o império, como Austrália e Canadá. A própria evolução das regras e das táticas do esporte responderam, é fato, a necessidades específicas do jogo, mas também só podem ser entendidas em contextos de adaptação do futebol às mudanças no mundo. Na segunda parte, Franco Júnior procura investigar o esporte como metáfora sociológica, antropológica, religiosa, psicológica e lingüística. Somos levados a pensar, por exemplo, sobre os diferentes usos políticos do futebol, seja por regimes autoritários ou democráticos, tanto uns quanto outros sempre abraçados ao nacionalismo. O autor nos convida a refletir sobre os sentidos ocultos em toda a ritualização do mundo esportivo, nos nomes dos times, nas cores das camisas, nos escudos, e ainda recorre a Freud para examinar a fascinação que o esporte exerce. Com erudição, mas em linguagem acessível, Hilário Franco Júnior leva ao limite, neste estudo, a idéia de que o futebol é uma imitação da vida.
Título
A dança dos deuses
Subtítulo
Futebol, sociedade, cultura
ISBN
9788535910568
Páginas
344
Edição
1
Tipo de capa
BROCHURA
Editora
Companhia das Letras
Ano
2007
Assunto
Esportes
Idioma:Português
 Resenha 
Bom, hoje terminei de ler esse explendido livro, e gostaria de deixar registrado o que achei dele.
Bom, que ele é dividido em duas partes, já foi citado acima, porém gostaria de ressaltar que apesar de ter gostado muito da primeira parte, gostei mais da segunda,Hilário Franco Junior mostra na segunda parte,metáforas interressantes tais como religiosa, piscológica entre outras ele mostra o brilhante mundo do futeból 
desde seus primórdios na Inglaterra, e mostra possiveis "antepassados" do futeból, que já teria existido até mesmo antes de cristo.
De todas as metáforas elaboradas por Hilário, amei a metáfora antropológica na qual ele colocao futebol como dança "sagrada"
na metáfora religiosa ele deixa claro que:" o individuo pode mudar de cidade,região,pais,de esposa, de carro,até de nome porém não muda de time, e isso eu concordo plenamente com ele, posso ter visão politica diferente daqui a 10 anos,morar em outra cidade, ser praticante de outra religião, mas uma coisa eu sei que serei, Corinthiano em qualquer lugar!!!!!

O livro mostra o quanto de ligação há do futeból com a política,narra eventos bélos como as conquistas de 1958,1962 e 1970 pela seleção,assim como narra tristes fatos,como o "Maracanazo" de 1950 quando a seleção Brasileira perdeu o titulo mundial parao uruguai em pleno maracanã lotado!
O livro mostra a beleza, a poesia, o romantismo que envolve o planeta futebol,e deixa claro,assim mostrando em uma imagem:Futeból é religião!!!!
Gostei demais desse livro, e ele me ensinou muitas coisas, espero que todos assim como eu que goste de futeból o leia,por que além de ser muito bem escrito,ele nos informa e mostra uma beleza do futeból por um angulo ainda não visto.
Para encerrar esssa humilde resenha coloco a frase que o autor pôs ao fim da conclusão:"Algumas Pessoas pensam que o futeból é tão importante quanto a vida e a morte.elas estão muito enganadas.Eu asseguro que ele é muito mais sério que isso."

Nenhum comentário: