Incidente de Varginha
O Incidente de Varginha ou et de varginha é como ficou conhecido pela imprensa brasileira sobre uma possível aparição de objetos voadores não identificados (neste caso, naves espaciais, ou discos voadores de uma civilização extraterrestre) e de captura de criaturas extraterrestres de alto nível de civilização pelas autoridades brasileiras no dia 20 de janeiro de 1996, na cidade de Varginha, sul do Estado de Minas Gerais, conhecida como centro da região produtora de café. Segundo uma testemunha as autoridades brasileiras já sabiam antecipadamente através da NORAD (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte) que um OVNI iria invadir o espaço aéreotelevisão foram montados com base nas entrevistas locais pelos jornalistas e não apresentaram provas físicas. A transmissão pelos programas de televisão fez a cidade de Varginha famosa, como a "Terra do ET", e vem trazendo um número elevado de turistas. brasileiro (9 dias antes do incidente de Varginha) e que sobrevoaria a região do sudeste de Minas Gerais. Os programas de
Informações transmitidas
Os programas de televisão e páginas da Internet transmitiram as seguintes informações sobre o Incidente de Varginha.
As irmãs Liliane Silva e Valquíria Silva, além da amiga mais velha de ambas, Kátia Xavier, ao passarem próximas a um terreno baldio no bairro Jardim Andere, afirmaram terem visto uma das tais criaturas, que teria pele marrom, viscosa, olhos enormes de cor vermelha e três protuberâncias na parte superior da cabeça, que era bastante volumosa. As três garotas, visivelmente abaladas emocionalmente, reafirmaram este relato diversas vezes, chegando a mãe das duas irmãs a afirmar, algum tempo depois, ter a sua família sido submetida a uma tentativa de suborno de um agente que não se identificou, para que não mais levassem a história adiante.
A mídia informou que várias testemunhas afirmam que no mesmo dia em que as três meninas teriam visto a tal criatura, também notaram uma movimentação anormal de patrulhas da PM, veículos do Exército e do Corpo de Bombeiros pela cidade. Um casal de testemunhas que também não tinham qualquer tipo de ligação com as primeiras também afirmaram terem visto um OVNI esfumaçado, e uma testemunha afirmou ter presenciado até a queda de um OVNI e a seus destroços sendo recolhidos por militares, em outros locais na mesma região de Varginha.
Conforme os programas de televisão e as home pages que apareceram depois do Incidente de Varginha, a criatura extraterrestre possui as seguintes características:
- Cabeça grande e careca;
- Olhos grandes, vermelhos e sem pupila.
- Língua preta, estreita e comprida
- Três pequenas saliências na cabeça parecidas com chifres, um no meio e dois ao lado.
- Pele marrom ou castanho e escura, coberta por uma oleosidade brilhante
- Veias salientes e vermelhas no rosto, ombro e braços.
- Três dedos nas mãos e pés grandes com dois dedos e sem unhas
- Aproximadamente 1,60 m de altura
- Produzia um som parecido com zumbido de abelha
Esses características correspondem àquelas do "Gray", um tipo famoso do extraterrestre comentado pelos ufólogos americanos.
Visita do ET não foi confirmada
Após o Incidente de Varginha, surgiram muitas home pages que vêm divulgando informações exageradas com ilustrações e fotos que não estão relacionadas diretamente ao referido incidente[1][2]. Por outro lado as autoridades, como o Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do local, negam constantemente as informações paranormais transmitidas pelas emissoras de TV, apesar do relato de uma suposta morte não explicada de um dos militares envolvidos na operação. O incidente foi pesquisado cientificamente pela Universidade de São Paulo como uma parte de uma tese de mestrado de sociologia. A referida tese concluiu que a visita do ET à Varginha não pode ser acreditada como uma ocorrência real devido à ausência de provas físicas. O incidente inspirou a novela de ficção "E a Terra parou novamente - O caso dos ETs de Varginha" (Atual Editora), do escritor e jornalista Jorge Fernando dos Santos, que chegou a investigar a ocorrência. A história virou uma lenda urbana e hoje é considerada como uma história folclórica com o nome "ET de Varginha".
Uma investigação realizada pelo exército brasileiro, finalizada em 1997 e cujo resultado foi levado a público pela mídia em Outubro de 2010, concluiu que o incidente não passaria de um mal entendido.
Luiz Antônio de Paula (conhecido como Mudinho) vivia com sua família em frente ao terreno do suposto avistamento. Este homem, portador de deficiência mental, é conhecido em Varginha e tem o hábito de ficar agachado coletando pequenos objetos do chão. No dia do incidente, as testemunhas o avistaram agachado num canto do terreno, sujo de lama devido a chuva e entraram em pânico. Na realidade, as três jovens teriam confundido Mudinho com uma "criatura alienígena."
Efeitos sócio-econômicos
Por outro lado, o Incidente de Varginha trouxe efeitos sócio-econômicos à cidade de Varginha. Os bonecos na forma de Gray com o uniforme de famosos times de futebol estão em venda nas avenidas. Graças à transmissão da televisão, muitos turistas estão visitando a "Terra do ET." Foram construídos pontos de ônibus em formatos de naves espaciais e uma enorme caixa d'águavacinação, segurança do trânsito, etc., além da promoção de turismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário