Verdade liberta

Minha foto
"Um Poeta sonhador Um amante do Amor Um negro questionador Um eterno lutador" "Poesia é arte de viver Ser poeta é também crer Na verdade na história Na ilusão Sem demora"

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O diabo não existe!

Apesar de tudo tenho alguma pena de não ter assistido ao programa de televisão Tardes da Júlia desta semana em que se falou de exorcismos. Contaram-me que estiveram presentes alguns "especialistas" nessa barbárie medieval, perante um atónito psicólogo, que terá optado (e bem) por não argumentar com os negociantes da ignorância presentes no estúdio.





Longe de nós, espíritas, querermos retirar às pessoas as crenças que lhes dão conforto, ,mesmo que estas contrariem a Razão e partam de princípios absurdos. Não nos parece que seja o caso de Diabo, ou dos diabos, mais o terror que ainda provocam nos dias de hoje, levando mesmo pessoas à loucura.



Na série de artigos que temos alinhavado sob a etiqueta "Anjos e Demónios", já desmontámos suficientemente esta questão do "Diabo", mas em jeito de resumo, lembramos que





- A figura do Diabo não aparece NUNCA na Bíblia, nem no Antigo nem no Novo Testamento.





- "Demónio" vem do Grego "daimon" e designa Espírito. Por isso, quando Jesus expulsava "demónios", estava simplesmente a afastar maus Espíritos, e não "demónios", seres eternamente devotados ao Mal.





- A palavra "Satan" designava, nos tempos bíblicos, qualquer tipo de "opositor", de "contrariador". Era usada como uma injúria.





- Não existe nenhuma referência bíblica ao Inferno, ou à "queda de anjos" entretanto tornados diabos para atormentarem a Humanidade.





- Não faz sentido que Deus, sendo Único e Omnipotente, Infinitamente Justo e Bom, tenha qualquer rival! A ideia de "deuses bons" e "deuses maus", que se guerreiam, vem das fases mais antigas da Humanidade, e está na origem na crença no Diabo.





- As religiões, sobretudo durante a Idade Média, inventaram a figura do Diabo para impor medo às pessoas e as afastar das práticas pagãs (politeístas). Hoje em dia, a crença no Diabo e no Inferno, chocam o bom-senso, produzem mais descrentes do que crentes.





- Os exorcismos são um comércio lamentável, que explora a ignorância das pessoas, mantidas no analfabetismo espiritual, e à mercê de todo o tipo de charlatães que as sujeitam a rituais traumatizantes e absurdos.





Na imagem: O deus Pã, característico da Grécia Antiga, era a divindade pagã das nascentes, dos bosques e dos rebanhos. Dizia-se que aparecia de surpresa, provocando o pânico (estão a ver a origem da palavra pânico?) e perseguia belas raparigas. Por estar ligado ao Paganismo e ainda por cima ao Erotismo, esta figura mitológica inspirou a imagem do Diabo medieval.



Nenhum comentário: