Verdade liberta

Minha foto
"Um Poeta sonhador Um amante do Amor Um negro questionador Um eterno lutador" "Poesia é arte de viver Ser poeta é também crer Na verdade na história Na ilusão Sem demora"

domingo, 7 de agosto de 2011

história apalpada

Na edição do mês de julho, a Revista de História da Biblioteca Nacional traz relatos de momentos importantes do passado brasileiro, o que inclui episódios decisivos da Guerra do Paraguai. O conflito, que envolveu quatro países entre 1864 e 1870, foi o maior da América do Sul. O Paraguai, que saiu derrotado pela aliança entre Argentina, Brasil e Uruguai, acabou pagando um preço bem alto, não apenas em vida e em bens, mas também com a sua memória. O país perdeu, entre outras coisas, documentos e objetos pessoais do ditador Solano López. Alguns destes ficaram guardados na Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, entre eles a sua espada e a última foto.

Em 1980, o presidente brasileiro João Figueiredo devolveu ao presidente paraguaio, Alfredo Stroessner (ambos ditadores militares), itens confiscados havia 110 anos. O paraguaio agradeceu: "O povo paraguaio queria ver, apalpar e sentir a sua própria história".

Fonte: Brasil - Almanaque de Cultura Popular.

Nenhum comentário: