Verdade liberta

Minha foto
"Um Poeta sonhador Um amante do Amor Um negro questionador Um eterno lutador" "Poesia é arte de viver Ser poeta é também crer Na verdade na história Na ilusão Sem demora"

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Maior encontro do estado.

PCdoB da Zona da Mata mineira realiza o maior encontro do estado


O PCdoB da Zona da Mata viveu um momento especial neste sábado (9). Realizou o maior encontro macro-regional já realizado pelo Partido em Minas. Participaram mais de 90 pessoas, que representaram 17 cidades da região. O evento foi marcado por forte simbolismo, iniciando com uma homenagem feita a um filho da região, o ex-presidente Itamar Franco, e encerrando com a filiação de Márcia Fu, ex-campeã da seleção brasileira de vôlei e pré-candidata a vereadora do PCdoB de Juiz de Fora.



Para Wadson Ribeiro, do Comitê Central e estadual do PCdoB, o Encontro foi um esforço de organização do partido e serve como etapa preparatória das Conferencias municipais, que serão realizadas no segundo semestre. Wadson é também secretário nacional de desporto escolar do Ministério do Esporte.



A avaliação geral do encontro é que após as eleições de 2010 o potencial do Partido na região é muito grande, graças ao sucesso da candidatura de Wadson Ribeiro para deputado federal, que obteve mais de 55 mil votos. Essa votação o fez um dos mais votados, sendo o terceiro colocado em Juiz de Fora, maior cidade da Zona da Mata.



Desafios



Na apresentação que Wadson fez sobre a conjuntura, ele destacou os desafios dos comunistas na região, “temos que crescer nossa presença institucional elegendo prefeitos e vereadores. Ou nós crescemos ou seremos uma força lateral”. Para ele, os próximos meses são muito importantes, pois é quando é definida a tática eleitoral para o ano que vem. “Na onda de cada embate eleitoral é que mais crescemos nosso partido”.



Ribeiro criticou a decadência econômica pela qual vem passando a Zona da Mata mineira, que já foi a mais desenvolvida do estado e hoje é das mais pobres, junto com o Vale do Jequitinhonha e Mucuri. “A culpa pela estagnação da região é o desmando dessa elite política da região. Fez daqui um curral eleitoral e não se preocupou de fato com a vida do nosso povo. Desenvolver a Zona da Mata é mudar o comando político da região. E o PCdoB tem que estar à frente dessa mudança”, apontou Wadson que criticou o fato de Juiz de Fora perder mais de 30 importantes empresas nos últimos anos.



Coube ao presidente do PCdoB de Juiz de Fora, Geraldelli Rofino, fazer a homenagem a Itamar Franco. Para ele, Itamar sempre foi um aliado em defesa dos interesses nacionais e populares. Após a fala do comunista, o plenário saldou a memória do ex-presidente com uma salva de palmas.



Programa Socialista



Em seguida, o dirigente estadual Fernando Maximo apresentou o Programa Socialista do PCdoB. Na seqüência, foi feita uma breve apresentação do também dirigente Murilo Ferreira, que falou sobre a Escola Nacional de Formação do Partido.



Como mostra do crescimento do número de filiados ao PCdoB, no Encontro foi consolidada a filiação da ex-jogadora de vôlei Márcia Fu. Ela é pré-candidata a vereadora em Juiz de Fora. Fu se disse honrada em fazer parte das fileiras do PCdoB e em seu discurso mostrou a importância da participação das mulheres na política. “As mulheres tem muita força. Já mostramos nas quadras e agora vamos mostrar na política. Juiz de Fora tem apenas uma vereadora e quero estar na Câmara para reforçar a força feminina”.



A ex-jogadora justificou a escolha do PCdoB por questões ideológicas, que “são compatíveis com meu caráter e com a minha história de vida. Sou de uma família carente e tudo que consegui na vida foi com muito suor”.



Esporte



A ação do PCdoB a frente do Ministério do Esporte também foi apontado como atrativo para entrar no PCdoB. “Orlando Silva e Wadson Ribeiro estão fazendo um excelente trabalho. Trouxeram para o Brasil a Copa e as Olimpíadas, mas, além disso, fazem um importante trabalho social, em programas como o Segundo Tempo”, completou.



Além de novos filiados, amigos próximos do PCdoB participaram do Encontro, como Henrique Duque, que é reitor da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). “O PCdoB é um partido que tenho uma ligação muito forte, de proximidade, de carinho. É um partido que trabalha e que tem feito muito pelo governo Dilma, principalmente pela inclusão social. Não poderia deixar de vir aqui trazer o meu abraço e saudar meus companheiros”, disse Duque.



O reitor falou da importância política de Wadson Ribeiro para Juiz de Fora e para a região. “Estou sempre ao lado deste que é meu grande líder e saio daqui com mais força, pois o nosso partido mostra que está crescendo. Temos que agora fazer uma chapa forte de vereador, pois assim nos consolidamos”, completou Duque.



Interior



Após as apresentações, o Encontro foi encerrado com o relato de cada cidade sobre a realidade política local. Uma das principais lideranças do PCdoB na região, o vereador Gilsinho, da cidade de Além Paraíba, relatou a sua experiência do seu segundo mandato que exerce. “Sinceramente, não acho difícil se eleger no interior, o difícil é construir partido no interior. Em Além Paraíba, o nosso objetivo agora é eleger dois vereadores, mas mais do que isso fazer o PCdoB influenciar e ser respeitado na cidade”.



Participaram do Encontro as seguintes cidades: Juiz de Fora, Santos Dumont, Ewbank da Câmara, Além Paraíba, Manhuaçu, Cataguases, São João Nepomuceno, Santana de Cataguases, Leopoldina, Recreio, Palma, Laranjal, Barbacena, Muriaé. Barão do Monte Alto, Ubá e Rio Pomba.

Nenhum comentário: