Mitologia nórdica, também chamada de mitologia germânica, mitologia viking ou mitologia escandinava, é o nome dado ao conjunto de religiões, crenças e lendas pré-cristãs dos povos escandinavos, incluindo aqueles que se estabeleceram na Islândia,
onde a maioria das fontes escritas para a mitologia nórdica foram
construídas. Esta é a versão mais bem conhecida da mitologia comum
germânica antiga, que inclui também relações próximas com a mitologia anglo-saxônica. Por sua vez, a mitologia germânica evoluiu a partir da antiga mitologia indo-europeia.
A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião
no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de
escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. A mitologia foi
transmitida oralmente principalmente durante a Era Viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas1 2 e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização.
No folclore
escandinavo estas crenças permaneceram por mais tempo, e em áreas
rurais algumas tradições são mantidas até hoje, recentemente revividas
ou reinventadas e conhecidas como Ásatrú ou Odinismo. A mitologia
remanesce também como uma inspiração na literatura, assim como no teatro, na música e no cinema.
A família é o centro da comunidade, podendo ser estreitamente
relacionada com a fertilidade-fecundidade quanto com a agressividade de
um povo hostil e habituado a guerras, em uma sociedade totalmente rural
que visa a prosperidade e a paz para si. Deste modo, a religião é muito
mais baseada no culto do que no dogmatismo ou na metafísica, uma
religiosidade baseada em atos, gestos e ritos significativos, muitas
vezes girando em torno de festividades a certos deuses, como Odin e Tîwaz (identificado por alguns estudiosos como predecessor de Odin).
Pode-se dizer que a religião viking não existia sem um ritual e
abordava exclusivamente o culto aos ancestrais; era uma religião que
ignorava o suicídio, o desespero, a revolta e mais do que tudo, a dúvida
e o absurdo. Segundo alguns autores, era "uma religião da vida".3
A maior parte desta mitologia foi passada adiante oralmente, sendo que grande parte dela foi perdida. Há também o Gesta Danorum, desenvolvido pelo dinamarquês Saxo Grammaticus onde, entretanto, os deuses nórdicos estão descaracterizados fortemente.
A Prose of Younger Edda (mais conhecida como Edda em Prosa)1 foi escrita no início do Século XIII. À primeira vista, ele parece um manual para aspirantes a poetas, que lista e descreve os contos tradicionais que deram forma à base de expressões poéticas padronizadas, tais como os kennings. O autor da Prose of Younger Edda é reconhecido como sendo Snorri Sturluson, o renomado chefe, poeta e diplomata da Islândia.
O Elder Edda (também conhecido como Edda poética ou Edda em verso)2 4
foi escrito aproximadamente 50 anos mais tarde. Contém 29 poemas
longos, sendo que 11 tratam sobre as divindades germânicas e o resto se
referem aos heróis legendários como Sigurd, da Saga de Volsunga (o Siegfried da versão alemã do poema Nibelungenlied). Embora os estudiosos acreditem que esta coleção de poemas tenha sido desenvolvida mais tarde do que o Younger Edda, é creditado o nome de Elder Edda para esta obra por causa da antiguidade atribuída aos textos.
Além destas fontes, há diversas lendas que sobrevivem no folclore escandinavo, e há centenas de nomes de lugares na Escandinávia cuja origem se encontra nos deuses da mitologia nórdica. Algumas inscrições rúnicas, tais como Rök Runestone e o amuleto de Kvinneby,
fazem referências a mitologia. Há também diversas imagens entalhadas na
pedra que descrevem cenas da mitologia nórdica, tais como a viagem de
pesca de Thor, cenas da saga de Völsunga, Odin e Sleipnir, Odin sendo devorado por Fenrir, e HyrrokkinBalder. Há também imagens menores, tais como os figuras que descrevem os deuses Odin (com só um olho), Thor (com seu martelo) e Freyr. viajando ao funeral de
Na mitologia nórdica (ou mitologia anglo-saxônica), se acreditava que a terra era formada por um enorme disco liso. Asgard,
onde os deuses viviam, se situava no centro do disco e poderia ser
alcançado somente atravessando um enorme arco-íris (a ponte de Bifrost). Os gigantes viviam em um domicílio equivalente chamado Jotunheim (Casa dos Gigantes). Uma enorme ábade no subsolo escuro e frio formava o Niflheim, que era governada pela deusa Hel. Este era a moradia eventual da maioria dos mortos. Situado em algum lugar no sul ficava o reino impetuoso de Musphelhein, repouso dos gigantes do fogo. Outros reinos adicionais da mitologia nórdica incluem o Alfheim, repouso dos elfos luminosos (Ljósálfar), Svartalfheim, repouso dos elfos escuros, e Nidavellir, as minas dos anões. Entre Asgard e Niflheim estava Midgard, o mundo dos homens (veja também a Terra Média).
Não há uma clara definição sobre quais seriam os mundos da mitologia
nórdica, pois muitos se sobrepõem e vários nomes são utilizados,
designando, normalmente, o mesmo lugar. Diferentemente de outras
culturas mitológicas, na nórdica não há uma clara definição sobre os lugares que, às vezes, são separados por mares ou oceanos, não constituindo mundos separados na acepção da palavra. Deste modo, podemos verificar a existência de nove mundos5 , conhecidos como os Nove Mundos da Mitologia Nórdica, que podem ser considerados os principais:
- Asgard (Ásgarðr)
- Midgard (Miðgarðr)
- Jotunheim (Jötunheimr)
- Vanaheim (Vanaheimr)
- Alfheim (Álflheimr)
- Musphelhein
- Svartalfheim
- Nidavellir
- Niflheim
Há três "clãs" de divindades: os Æsir, os Vanir e os Iotnar
(referenciados como os gigantes neste artigo). A distinção entre o Æsir
e o Vanir é relativa, pois na mitologia os dois finalmente fizeram a
paz após uma guerra prolongada, ganha pelos Æsir. Entre os embates houve
diversas trocas de reféns, casamentos entre os clãs e períodos onde os
dois clãs reinavam conjuntamente. Alguns deuses pertencem à ambos os
clãs. Alguns estudiosos especulam que esta divisão simboliza a maneira
como os deuses das tribos invasoras indo-européias suplantaram as
divindades naturais antigas dos povos aborígenes, embora seja importante
notar que esta afirmação é apenas uma conjectura. Outras autoridades
(compare Mircea Eliade e J.P. Mallory) consideram a divisão entre
Æsir/Vanir simplesmente a expressão dos nórdicos acerca da divisão comum
Indo-Européia acerca das divindades, paralela aos deuses Olímpicos e os Titãs da mitologia grega, e algumas partes do Mahabharata.
O Æsir e o Vanir são geralmente inimigos dos Iotnar (Iotunn ou Jotuns no singular; Eotenas ou Entas, em inglês arcaico). São comparáveis ao Titãs e aos Gigantes da mitologia grega e traduzidos geralmente como "gigantes", embora trolls e demônios
sejam sugeridos como alternativas apropriadas. Entretanto, os Æsir são
descendentes dos Iotnar e tanto os Æsir como os Vanir realizaram
diversos casamentos entre eles. Alguns dos gigantes são mencionados pelo
nome no Eddas, e parecem ser representações de forças naturais. Há dois
tipos gerais de gigante: gigantes da neve e gigantes do fogo. Havia
também elfos e anões e, apesar de seu papel na mitologia ser bastante
obscuro, normalmente são apresentados tomando o partido dos deuses.
Além destes, há muitos outros seres supernaturais: Fenris (ou Fenrir) o lobo gigantesco, e Jormungard, a serpente do mar que circula o mundo inteiro. Estes dois monstros são descritos como primogênitos de Loki, o deus da mentira, e de um gigante. Hugin e Munin (pensamento e memória), são criaturas mais benevolentes, representadas por dois corvos que mantêm Odin, o deus principal6 , informado do que está acontecendo na terra; Ratatosk, o esquilo que atua como mensageiro entre os deuses e Yggdrasil, a árvore da vida, figura central na concepção deste mundo.
Assim como muitas outras religiões politeístas, esta mitologia não
apresenta o característico dualismo entre o bem e o mal da tradição do
oriente médio. Assim, Loki
não é primeiramente um adversário dos deuses, embora se comporte
frequentemente nas histórias como o adversário primoroso contra o
protagonista Thor,
e os gigantes não são fundamentalmente malignos, apesar de normalmente
rudes e incivilizados. O dualismo que existe não é o mal contra o bem,
mas a ordem contra o caos. Os deuses representam a ordem e a estrutura
visto que os gigantes e os monstros representam o caos e a desordem.
A origem e o final eventual do mundo são descritas em Völuspá7 ("A profecia dos Völva" ou "A profecia de Sybil"), um dos poemas mais impressionantes no Edda
poético. Estes versos assombrados contêm uma das mais vívidas criações
em toda a história religiosa e representa a destruição do mundo, cuja
originalidade está na sua atenção aos detalhes.
No Völuspá, Odin, deus principal do panteão dos nórdicos, conjura do espírito de um Völva morto (Shaman ou Sybil)
e requer que este espírito revele o passado e o futuro. O espírito se
mostra relutante: "O que você pede de mim? Porque você me tenta?"; mas
como ela se encontra morta, não mostra nenhum medo de Odin, e
continuamente o pergunta, de forma grosseira: "Bem, você quer saber
mais?" Mas Odin insiste: se deve cumprir sua função como o rei dos
deuses, deve possuir todo o conhecimento. Uma vez que o sybil revela os segredos de passado e de futuro, cai para trás em forma de limbo: "Eu dissiparei agora".
O passado
No início havia somente o mundo das névoas, Niflheim e o mundo de fogo, Musphelhein, e entre eles havia o Ginungagap, "um grande vazio" no qual nada vivia. Em Ginungagap, o fogo e a névoa se encontraram formando um enorme bloco de gelo. Como o fogo de Musphelhein era muito forte e eterno, o gelo foi derretendo até surgir a forma de um gigante primordial, Ymir, que dormiu durante muitas eras. O seu suor deu origem aos primeiros gigantes. E do gelo também surgiu uma vaca gigante, Audumbla, cujo leite jorrava de suas tetas primordiais em forma de 4 grandes rios que alimentavam Ymir. A vaca lambeu o gelo e libertou o primeiro deus, Buro, que foi pai de Borr, que por sua vez foi pai do primeiro Æsir, Odin, e seus irmãos, Vili e Ve. Então, os filhos de Borr,
Odin, Vili e Ve, destroçaram o corpo de Ymir e, a partir deste, criaram
o mundo. De seus ossos e dentes surgiram as rochas e as montanhas e de
seu cérebro surgiram as nuvens.
Os deuses regularam a passagem dos dias e noites, assim como das estações. Os primeiros seres humanos eram Ask (carvalho) e Embla (olmo), que foram esculpidos em madeira e trazidos à vida pelos deuses Odin, Honir/Vili e Lodur/Ve. Sol era a deusa do sol, filha de Mundilfari e esposa de Glen. Todo dia, ela montava através do céu em sua carruagem puxada por dois cavalos nomeados Alsvid e Arvak. Esta passagem é conhecida como Alfrodul, que significa "glória dos elfos", que se tornou um kenning comum para o sol. SolSkoll, um lobo
que queria devorá-la. Os eclipses solares significavam que Skoll quase a
capturava. Na mitologia, era fato que Skoll eventualmente conseguia
capturar Sol e a devorava; entretanto, a mesma era substituída por sua filha. O irmão de Sol, a lua, Mani, era perseguido por Hati, um outro lobo. Na mitologia nórdica, a terra era protegida do calor do sol por Svalin, que permanecia entre a terra e a estrela. Nas crenças nórdicas, o sol não fornecia luz, que emanava da juba de Alsvid e Arvak. era perseguida durante o dia por
A visão antiga dos nórdicos sobre o futuro é notavelmente sombria e
pálida. No final, as forças do caos serão superiores em número e força
aos guardiões divinos e humanos da ordem. Loki e suas crianças monstruosas explodirão suas uniões; os mortos deixarão Niflheim para atacar a vida. Heimdall,
guardião das divindades, convocará os deuses com o soar de sua trombeta
de chifre. Se seguirá uma batalha final entre ordem e caos (Ragnarök), que os deuses perderão, como é seu destino. Os deuses, cientes de sua sina, recolherão os guerreiros mais finos, o Einherjar,
para lutar em seu lado quando este dia vier. No entanto, no final, seus
poderes serão pequenos para impedir que o mundo caia no caos onde ele
se emergiu, e os deuses e seu mundo serão destruídos. Odin será engolido por Fenrir,
o lobo. Mesmo assim, ainda haverá alguns sobreviventes, humanos e
divinos, que povoarão um mundo novo, para começar um novo ciclo. Ou
assim Sybil
nos diz; os estudiosos ainda se dividem na interpretação das últimas
estrofes e deixam em dúvida se esta não foi uma adição atrasada ao mito
por causa da influência cristã. Se a referência for anterior a cristianização, o mito do final dos tempos do Völuspá pode refletir uma tradição indo-europeia que se deriva dos mitos do zoroastrismo persa.
A mitologia nórdica não trata somente dos deuses e das criaturas
supernaturais, mas também sobre heróis e reis. Muitos deles,
provavelmente, existiram realmente e as gerações de estudiosos escandinavos
tentam extrair a história do mito a partir das sagas. Às vezes, o mesmo
herói ressurge em diversas formas dependendo de que parte do mundo
germânico os épicos sobreviveram. Como exemplos temos o Völund/Weyland e Siegfried/Sigurd, e provavelmente em Beowulf/Bödvar Bjarki. Outros heróis notáveis são Hagbard, Starkad, Ragnar Lodbrok, Heron T.K.S., O Anel de Sigurd, Ivar Vidfamne e Harald Hildetand. Notáveis também são as shieldmaidens, que eram as mulheres "comuns" que tinham escolhido o caminho do guerreiro.
Os Centros da Fé
As tribos germânicas raramente ou quase nunca tiveram templos em um sentido moderno. O Blót, a forma de adoração praticada pelos germânicos antigos e os povos escandinavos se assemelham aos dos celtas e dos bálticos,
ocorrendo normalmente em bosques considerados sagrados. Poderiam também
ocorrer em casas e/ou em altares simples de pedras empilhadas
conhecidas como horgr. Entretanto, parece ter havido alguns centros mais importantes, tais como Skiringsal, Lejre e Uppsala. Adan de Bremen reivindica que houve um templo em Uppsala com três estátuas de madeira de Thor, de Odin e de Freyr.
Sacerdotes
Apesar de parecer que um certo tipo do sacerdócio possa ter existido,
nunca houve um caráter profissional e semi-hereditário como o arquétipo
do druida céltico. Isto ocorre porque a tradição xamanista foi mantida pelas mulheres, as Völvas. É geralmente aceito que os reinados germânicos evoluíram a partir dos escritórios dos sacerdotes. O papel de sacerdócio do rei condizia com o papel comum do godi, que figurava como o chefe de um grupo de famílias e que administrava os sacrifícios.
Sacrifícios humanos
O único testemunho ocular do sacrifício humano germânico sobreviveu no conto de Ibn Fadlan
sobre um enterro do navio de Rus, onde uma escrava menina se ofereceu
para acompanhar seu senhor ao mundo seguinte. Testemunhos mais indiretos
são dados por Tacitus, Saxo Grammaticus e Adan de Bremen. O Heimskringla descreve que o rei sueco Aun
sacrificou nove de seus filhos em um esforço para prolongar sua vida
até que seu trabalho o impediram de matar seu último filho, Egil. De acordo com Adan de Bremen, os reis suecos sacrificavam escravos do sexo masculino a cada nono ano durante os sacrifícios de Yule no Templo em Upsalla. Os suecos tinham o direito de eleger e depôr os próprios reis, e tanto o rei Domalde e o rei Olof Trätälja são conhecidos por terem sido sacrificados após anos de inanição. Odin foi associado com a morte por enforcamento, e uma prática possível do sacrifício de Odin
por estrangulamento tem alguma sustentação arqueológica na existência
de corpos preservados perfeitamente pelo ácido das turfas em Jutland. Um
exemplo é Homem de Tollund.
Entretanto, não há nenhum testemunho escrito que interprete
explicitamente a causa destes estrangulamentos, que poderiam,
obviamente, ter outras explicações.
Um problema complexo ao interpretar esta mitologia é que,
frequentemente, os testemunhos mais próximos que existem das épocas mais
remotas foram escritos por cristãos. Como um exemplo de caso, o Younger Edda e o Heimskringla foram escritos por Snorri Sturluson no Século XIII, após quase duas centenas de anos depois que a Islândia se tornou cristã, em torno do ano 1000, em um momento histórico sob um intenso clima político antipagão na Escandinávia.
Virtualmente, toda a literatura sobre as sagas vikings
se originou na Islândia, uma ilha relativamente pequena e remota. Mesmo
contando com o clima de tolerância religiosa que permanecia naquela
época nesta região, Sturluson foi guiado por um ponto de vista
essencialmente cristão. O Heimskringla, cujas cópias são tão difundidas na Noruega atual quanto a Bíblia, fornece algumas introspecções interessantes nesta direção. Snorri Sturluson introduz Odin como um lorde guerreiro mortal da Ásia que adquire poderes mágicos, se estabelece na Suécia,
e se torna um semi-deus após sua morte. Ao remover a divindade de Odin,
Sturluson fornece então a história de um pacto do rei sueco Aun com o Odin para prolongar sua vida, sacrificando seus filhos. Mais tarde, no Heimskringla, Sturluson apresenta em detalhes como o Santo Olaf Haroldsson converteu brutalmente os escandinavos ao cristianismo.
Na Islândia, tentando evitar a guerra civil, o parlamento votou a
favor da cristianização, mas tolerou a prática de cultos pagãos na
privacidade dos lares. A atmosfera mais tolerante permitiu o
desenvolvimento da literatura acerca das sagas, que foi uma janela vital
para auxiliar a compreender a era pagã.
Por outro lado, a Suécia teve uma série de guerras civis durante o século XI, que terminou com a queima do templo em Uppsala.
A conversão não aconteceu rapidamente, independente se a nova fé
fosse mais ou menos imposta pela força. O clérigo trabalhou fortemente
no sentindo de ensinar à população que os deuses nórdicos eram apenas
demônios, mas seu sucesso era limitado e os deuses nunca se tornaram
realmente malignos na mente popular. Dois achados arqueológicos
extremamente isolados podem ilustrar quanto tempo a cristianização levou
para atingir toda a região. Os estudos arqueológicos das sepulturas na
ilha sueca de Lovön mostraram que a cristianização levou entre 150 a 200 anos.
Do mesmo modo, na cidade comercial de Bergen, duas inscrições rúnicas do século XIII foram encontradas, onde a primeira diz pode Thor o receber, pode Odin possui-lo. A segunda inscrição é um galdra que diz eu
entalhei runas de cura, eu entalhei runas de salvação, uma vez contra
os elfos, duas vezes contra os trolls, três vezes contra os thurs. A segunda menciona também a perigosa valquiriaSkögul.
Apesar de haver poucos testemunhos do século XIV até o século XVIII, o clérigo, tal como Olaus Magnus1555) escreveu sobre as dificuldades de extinguir a opinião antiga sobre os deuses antigos. o ÞrymskviðaHagbard e o Signy. As versões conhecidas de ambas foram registradas nos séculos XVII e XIX. No século XIX e no início do século XX,
os folcloristas suecos documentaram o que o povo comum acreditava, e o
que eles deduziram era que muitas tradições dos deuses da mitologia
nórdica haviam sobrevivido. Entretanto, as tradições estavam muito longe
do sistema coeso desenvolvido por Snorri. A maioria dos deuses tinham
sido esquecidos e somente o caçador Odin e a figura de matador de gigantes de Thor aparecia em numerosas lendas. Freya era mencionado algumas vezes e Balder sobrevivia somente nas lendas sobre nomes de lugares. ( parece ter sido uma das raras canções que resistiram ao tempo, como a romântica
Outros elementos da mitologia nórdica sobreviveram sem ser percebido
como tal, em especial a respeito dos seres sobrenaturais no folclore
escandinavo. Além disso, a opinião dos nórdicos sobre o destino foi
muito firme até épocas modernas. Desde que o inferno cristão se assemelhou ao domicílio dos mortos na mitológia nórdica, um dos nomes foi aproveitado da fé antiga, Helvite, isto é, punição de Hel. Alguns elementos das tradições de Yule foram preservados, como a tradição sueca de matar um porco durante o Natal, que era originalmente parte do sacrifício a Frey.
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