Verdade liberta

Minha foto
"Um Poeta sonhador Um amante do Amor Um negro questionador Um eterno lutador" "Poesia é arte de viver Ser poeta é também crer Na verdade na história Na ilusão Sem demora"

terça-feira, 25 de junho de 2013

Arte Cubana

 
 
Arte Cubana
A Arte Cubana de modo geral tem uma riqueza singular e vem atravessando uma linhacrescente de desenvolvimento. Com um passado de estrema pobreza e abandono, oscubanos foram influenciados pelos artistas estrangeiros, especialmente pelos osespanhóis, a ilha começou a prosperar com a frota que circulavam para Europa levandotesouro dos países arredores.As obras abrangem desde o surgimento das vanguardas-Quando a produção artística de Cuba ganhou de fato uma identidade própria, até asmanifestações mais contemporâneas. De acordo com a curadora Annia Rodriguez, aexposição apresenta diversas possibilidades de se entender a arte do século XX emCuba. Portanto, pra facilitar a compreensão à curadora optou em organizar as obras emordem cronológica.Entre varias possibilidades, a primeira leitura segue lógica temporal e destaca osurgimento e a conciliação da arte moderna nas primeiras décadas do século XX, osmovimentos abstratos, a plumagem estética que acompanha as mudança dos anos 60 e70.Revolução e experimentação caracterizados os anos 80 até hoje:Tipos de artes cubanas:
 
y
 
Pintura
y
 
Escultura
y
 
Arquitetura
y
 
sica
y
 
Dança
y
 
Cinema
y
 
Artezanato
A arte cubana vem da origem africana e também com os espanhóis
Pi
ntura
O
histórico da pintura em Cuba apresenta um cenário primeiramente de muitasimplicidade, com pinturas rupestres dos nativos, e num segundo momento, na fasecolonial, de forte influência européia. É imprescindível ressaltar que nesta fase, arealização de pinturas murais no interior e exterior das casas coloniais foi um marco datradição artística cubana. Durante o período colonial, a arte cubana sofreu fortesinfluências dos espanhóis primeiramente e depois dos franceses que aportaram na ilha.
Escultura
A tradição cubana de esculpir vem desde os tempos remotos, quando os nativos faziamseus próprios objetos. No período da colonização cubana, a arte não teve grandedesenvolvimento e as esculturas eram feitas para presentear reis e monarcas. Nos primeiros anos do século 20, a escultura de cabeças e faces tomou ênfase e oscorpos vinham produzidos em série da Europa, mais especificamente da França e Itália.

Nenhum comentário: