Na Europa, os principais jornais da Espanha, da França, da Itália e do
Reino Unido estamparam na capa das edições impressas e on-line desta
sexta-feira (21/6) os protestos no Brasil e os episódios isolados de
violência. As reportagens destacam que mais de 1 milhão de manifestantes
foram às ruas, em várias cidades brasileiras, registrando momentos de
confrontos com a polícia. Os textos mostram ainda que a presidente Dilma
Rousseff cancelou a viagem ao Japão, marcada para os dias 26 a 28.
O jornal espanhol El País, que vem publicando com destaque os protestos dos últimos dias, trouxe como assunto principal as manifestações nas cidades brasileiras. A reportagem diz que “não bastou” a presidente ouvir as vozes das ruas e os protestos se intensificaram em todo país. Uma foto da manifestação em Recife ilustra a matéria.
O jornal espanhol El País, que vem publicando com destaque os protestos dos últimos dias, trouxe como assunto principal as manifestações nas cidades brasileiras. A reportagem diz que “não bastou” a presidente ouvir as vozes das ruas e os protestos se intensificaram em todo país. Uma foto da manifestação em Recife ilustra a matéria.
Saiba mais...
Novo formato de protesto dificulta o planejamento da segurança pública PM cerca Faculdade de Direito, Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ Manifestação no RJ termina, mas alguns grupos continuam em confronto com PM Presidente Dilma convoca reunião ministerial sobre protestos no país Manifestante morre atropelado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo Comissão de Direitos Humanos da Alerj fará relatório sobre prisões Grupo coloca fogo em cabine da Terceira Ponte, em Vitória Ao menos 800 mil pessoas saem às ruas de mais de 100 cidades do Brasil Em Porto Alegre, grupo depredou lojas, bancos e casas lotéricas Movimento Passe Livre anuncia que não convocará mais protestos em São Paulo Repórteres fazem protesto por agressão contra jornalistas em manifestações Governo de Minas Gerais também anuncia redução de tarifas de ônibus EUA orientam norte-americanos a ficarem longe de protestos no Brasil Prefeitura de Ribeirão Preto decreta luto oficial por morte de manifestante Antonio Patriota diz que atos de vandalismo não podem se repetir Polícia prende 5 pessoas por crimes cometidos durante protesto no Rio
No El País, há referências às manifestações
no Rio, em São Paulo, Salvador, Ribeirão Preto (no interior paulista) e
em Brasília. O texto destaca a morte de um manifestante, atropelado por
um motorista irritado, no interior de São Paulo. Também menciona a
invasão ao prédio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores e
obra do arquiteto Oscar Niemeyer. A reportagem detalha as
reivindicações e também as questões políticas envolvendo o tema.Novo formato de protesto dificulta o planejamento da segurança pública PM cerca Faculdade de Direito, Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ Manifestação no RJ termina, mas alguns grupos continuam em confronto com PM Presidente Dilma convoca reunião ministerial sobre protestos no país Manifestante morre atropelado em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo Comissão de Direitos Humanos da Alerj fará relatório sobre prisões Grupo coloca fogo em cabine da Terceira Ponte, em Vitória Ao menos 800 mil pessoas saem às ruas de mais de 100 cidades do Brasil Em Porto Alegre, grupo depredou lojas, bancos e casas lotéricas Movimento Passe Livre anuncia que não convocará mais protestos em São Paulo Repórteres fazem protesto por agressão contra jornalistas em manifestações Governo de Minas Gerais também anuncia redução de tarifas de ônibus EUA orientam norte-americanos a ficarem longe de protestos no Brasil Prefeitura de Ribeirão Preto decreta luto oficial por morte de manifestante Antonio Patriota diz que atos de vandalismo não podem se repetir Polícia prende 5 pessoas por crimes cometidos durante protesto no Rio
No italiano Corriere della Sera, há um vídeo com imagens de protestos em vários locais do Brasil. O título da reportagem menciona “protestos em massa” e refere-se a 1 milhão de manifestantes e um morto. Segundo a reportagem, os manifestantes não pretendem suspender os protestos e a tendência é que as manifestações “se espalhem” por todo país.
Leia mais notícias em Brasil
A exemplo do El País, o Corriere della Sera menciona a reunião convocada pela presidenta Dilma na tentativa de buscar uma solução para o impasse. O destaque da reportagem são os protestos na capital federal intitulados de “Combate em Brasília”, citando o prédio Itamaraty, e os embates entre manifestantes e policiais.
O britânico The Guardian chama as manifestações de “protestos em erupção”. A reportagem diz que pedras foram atiradas pelos manifestantes e que os policiais reagiram com o uso de spray de pimenta e balas de borracha.
No The Guardian, há referências há mais de 1 milhão de pessoas nas ruas em pelo menos 80 cidades brasileiras, destacando as capitais. Só em Brasília, diz o texto, 35 pessoas ficaram feridas. A matéria ressalta que: “a grande maioria das manifestações foi pacífica”. O texto explica que os protestos começaram na semana passada devido ao aumento das tarifas de ônibus, mas agregaram outras reivindicações sociais.
O francês Le Monde menciona a “rendição à pressão popular” por parte de autoridades que anunciaram a suspensão dos aumentos das tarifas dos ônibus em algumas cidades. O texto destaca, entretanto, que a medida não foi suficiente para inibir os protestos.
No Le Monde, é destaque também a morte do manifestante atropelado em Ribeirão Preto, a 330 quilômetros (km) de São Paulo. A reportagem ressalta que os episódios ocorrem no momento em que o país sedia a Copa das Confederações, torneio de futebol que antecede a Copa do Mundo de 2014. O texto menciona ainda o envolvimento de sindicatos e o uso de redes sociais para reunir manifestantes para os protestos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário